RESUMO DAS IDEIAS DOS
TEORICOS DA EDUCAÇÃO
Autores/ Datas Palavras-chaves
Método/procedimento Observações
Maria Montessori
*1870 Itália
+1952
Liberdade, atividade, vitalidade, individualidade, auto confiança.
Humanista, individual. Crianças
excepcionais. Materiais didáticos e mobílias
apropriadas.Estágios: de 3 em 3 em anos. Contras: método individualizado,
diferente de Freinet educação voltada para a vida.Pós: abriu a porta para as
mulheres ingressarem numa profissão.
Celestin Freinet
*1896França
+1966 Liberdade, autonomia, trabalho, coletivo social Não-diretivo, educação
pelo trabalho, social coletivo, humanista social, construtivismo. Aulas passeio,
imprensa cantinhos de pesquisa, registros – centros de interesses. Diferente de
Montessouri: coletivo e a educação voltada para o trabalho.
Rudolf
Steiner
*1861
+1925 Antroposofia, corpo, alma, imaginação
Humanista.Aluno no centro,levando em conta as diferentes características das
crianças, concepção holística, eurritmia (trabalhos manuais), setênicos
(0/7-bom,7/14-belo,14/21-sabedoria). Professor da classe tutor, conteúdos da
época, escola para elite. Equilíbrio entre o corpo e alma. Contras: Nos
primeiros sete anos afirma que a aprendizagem se realiza por meio da imitação e
nada deve ser racionaliada.
Emília Ferreiro
*=ou-1939/1940
Alfabetização, objetos concretos, individual e coletivo. Construtivismo social,
coletivo e individual, trabalha com objetos concretos evolução da escrita,
analítico. Níveis: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.
Contras; Não deixa claro o processo do construtivismo.
Neil Summerhill
*1883
+1973 Liberdade, autonomia, responsabilidade Humanista.Liberdade
centrada no aluno, educar para a felicidade; escola liberal e princípios
liberais de autonomia. Salas ambientes, professor período integral e cada um têm
sua sala, regras e punições feitas pelos próprios alunos. Ação baseada no amor
incondicional. Contras: escola para classe média e alta. Promiscuidade.
David Paul Ausubel
*1918 Conteúdo significativo Aprendizagem
significativa (representacional, de conceitos e proposicional- de recepção ou
descoberta ou mecânica) estrutural cognitiva humanista,construtivista. O
professor deve ter uma visão ampla (psicologia, sociologia, biologia) para
estabelecer uma ponte –ancoragem-, onde os subsunçores –conhecimentos
pré-adquiridos são a base. Contras: muito teórico. Brunner critica Ausubel por
ser sistemático o que o professor é responsável pela aprendizagem do aluno à
carga maior do professor.
Jerome Brunner
*1915 -Situações/
problemas
-descoberta/ intuição Humanista Cognitivista, projetos,
pesquisa, insight (solução de problemas, construção de conhecimento). Teoria da
descoberta: indutivo, socrático, cognitivista, o professor é facilitador;
auto-avaliação.criatividade, trabalho em grupo. Nível de desenvolvimento
inativo, icônico, simbólico; o aluno é responsável pelo seu próprio conhecimento
Crítica: Segundo Ausubel o método de descoberta é extenso, o aluno se perde e a
situação problema criada pelo professor foge do controle do professor.
Albert Bandura
*1925 Modelagem, imitação (vicário), aprendizagem por
observação afetiva e social. Descoberta, propensão inata do ser humano;
cognitivista, comportamental. Situações repetitivas, meio ambientes.
Aprendizagem por imitação do comportamento de outras pessoas (modelo). Fases da
aprendizagem por observação: aquisição, retenção, desempenho e conseqüência.
Contras: Imitação de modelos não aprovados mentiras, desonestidade.
Mills Gagné
*1916
+1967 Motivação, associação da aprendizagem
(tipos de aprendizagens) , respeito a capacidade e individualidade do aluno e
habilidades especificas. Sete tipos de aprendizagens –da simples para a
complexa; cognitivista, comportamental (transformação), condicionamento
voluntário. Fases de aprendizagens: de signos, estímulo-resposta, em cadeia,
associações verbais, discriminações múltiplas, conceitos e resolução de
problemas. Ligado a Bandura e Skinner (behaviorismo)
Diz que só a
aprendizagem se sistematizar na ordem, mas do mesmo tempo diz que cada um tem
sua habilidade, estão a uma contradição. .
Burrhur Frederick Skinner
*1904
+1990 Condicionamento operante voluntário, respostas automáticas.
Construtivista, comportamental, idéias behavioristas. Comportamento é
condicionado pelo ambiente, heranças hereditária - automático e mecânico.
Reforços positivos e negativos (intrínsecos e extrínsecos). Atender a
individualidade de cada criança, faz um estudo do comportamento, só através do
condicionamento vai mudar o comportamento Estrutural – instropecção subjetiva;
funcionalista – instropecção subjetiva e objetiva da mente.. observação do
behaviorismo; fenomenológico de Gestalt e a associação livre da psicanálise.
Contras: não se interessa pelas estruturas mentais apenas deseja explicar o
comportamento e aprendizagem como conseqüências dos estímulos ambientais, não
quer saber do procedimento mais a resposta, é muito mecânico.
Paulo
Freire
*1921
+1996 Diálogo, conscientização, liberdade,
Alfabetização,
Gemas geradores Construtivista sócio cultural. Educação
libertadora: a educação deve ser um ato político;
alfabetização de Adultos:
Seu processo de alfabetização inicia-se com palavras geradoras (+ ou – 17)
(de)codificação; o educador deve ser um provocador de situações. Critica a
pedagogia bancária. Não é método e sim projeto.
John Dewey
*1859
+1952 Projetos, democracia e liberdade – Escola Nova, social coletivo.
Behaviorista e funcionalista, pragmatismo, humanista progressista.
Ação-reflexão-experiência; educação para a vida e sociedade mais justa e
igualitária. Cognitivista: Situação problema, análise, incubação, insight,
verificação, educação pela ação (experiência), propiciar as crianças condições
para resolver por si própria seus problemas, conteúdos significados. Contra:
muito conservador. Não questionam a sociedade e seus valores, conservadores
Kilpatrick
Pequenos projetos Humanista sócio-cultural. Trabalhava
junto com Dewey. Criticado por perpetuar valores tradicionais. Projetos de
produção, consumo, situação-problema e elaboração de um novo método técnico.
Projeto pedagógico, atividades significativas, realidade do aluno e a relação
com o social, respeitam as etapas de desenvolvimento do aluno. Contra: Sua
escola para elites, escola com poucos alunos, seu método para escola publica não
é viável. Não mostra a realidade
Ovide Decroly
*1871
+1932
individual e social, trabalho em conjunto e equilíbrio Humanista,Pedotecnia,
crianças especiais, globalização do conhecimento, centros de interesses,
linguagens múltiplas, teorias biossociais. Trabalhos manuais (jogos e
brincadeiras). Etapas de aprendizagens: observação, associação, expressão. A
escola: sociedade em miniatura, matérias concretos, deve ser prazerosa, defende
a liberdade de iniciativa e a responsabilidade. Contra: não é viável para salas
com grande numero de alunos, como das escolas públicas.
Roger Cousinet
*1881França
+1973 Jogos, coletivo. Humanista. Adepto da psicologia
experimental, a criança como ela é. Educação centrada no aluno. Trabalha a
observação, experimentação, analise de documentos. O aluno é sujeito do seu
próprio conhecimento, auto-confiança. Contras: idem Decroly
Phillipe
Perrenoud
*1946 (Dez) Competências e Habilidades, Formação do Educador.
Avaliação. Pedagogia Diferenciada. Dez Competências (para professores). Atenção
ao planejar, deve ser trabalhada não e só uma transferência é um conhecimento.
O planejamento não pode se imutável, estável deve ser mutável sempre em
movimento, é contra o tayorismo que era somente a transferência de conhecimento,
a competência do professor não é claro e nem simples.
César Coll
*
PCNs – temas transversais. Ensino e Aprendizagem, construtivista,
contextualização do currículo (do complexo para o simples). Valorização
profissional do professor, currículo referenciado pela Espanha que influenciou a
transversalidade Partiu das idéias de Piaget para escrever sobre currículo,
plano curricular tem que se articulado com a sociedade.
Antônio Nóvoa
* Significado do professor. Formação do educador. Metodologia de ensino.
Construtivista.Formação contínua. Não separa a teoria da prática. O professor
tem que ser bem preparado e valorizado. Professor pesquisador reflexivo,
organizador, responsável pela sua formação. Hoje o professor te que ter saberes,
técnicas, complexidade social e trabalhar em grupo Contra: método catedrático.
Como trabalhar competências se o sistema não ajuda?
Bernardo Toro
*
Tolerância – Pilares da Unesco. participação produtiva. Formação do professor.
Inserção social do ser humano, contextualização com a realidade. Sete
competências – Código da Modernidade- para o desenvolvimento da criança e do
jovem: domínio da leitura e escrita, capacidade para fazer cálculos e resolver
problemas, capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e
situações, capacidade de compreender e atuar em seu entorno social, receber
criticamente os meios de comunicação, capacidade para localizar, acessar e usar
melhor a informação acumulada, capacidade de planejar, trabalhar e decidir em
grupo.a 8.ª criar uma mentalidade internacional.
Carl Rogers
*1902
+1987 Terapia centrada no aluno Não-diretivo, humanista. Contrato: atende
programas e conteúdos pela necessidade dos alunos, salas ambientes,
pré-adolescentes e adolescentes, participativo, problema de aprendizagem,
terapeuta. Progressão continuada, ciclos. Professor facilitador, relação
confiança aluno, ambiente diversificado, importância do aspecto interacional do
aprendizado, professor e aluno são co-responsável pela aprendizagem.
Lev
Vygotsky
*1896 Rússia
+1934 Ser histórico, linguagem Humanista,
abordagem sócio-cultural. Desenvolvimento e aprendizagem se dá através da
interação social, o bom ensino é o que se incide na zona proximal real proximal
potencial, conhecimentos múltiplos. Professor é intermediário. Zonas e jogos.
Contras:O desenvolvimento e aprendizagem não depende da maturação, não se refere
as aspecto afetivo.
Wallon Aprendizagem emocional Humanista. Habilidade
ligada ao emocional. Fazer o que gosta. Importância do outro, potencial afetivo,
relacionamento professor – aluno, apsicogênico é a da pessoa completa, afetivo,
cognitivo e o motor, prioriza o emocional.
Contras: Teórica muito complexa.
Luria
*1902
+1977 Linguagem, experiência com genes Humanista/
sócio-cultural valoriza muito a escola, a escrita é uma técnica sócio -
cultural.
Contras: Os conhecimentos anteriores não são importantes
Johann Friedrich Herbart
*1776
Alemanha
+1841 Conteúdos
unificados correlacionados
Educação Infantil Comportamentalista. Seu método
inicia-se pelo interesse da criança, a observação, a solicitação e a ação,
correspondendo aos passos de instrução,como regras de exposição;
Clareza,
associação, sistematização. Do simples par ao complexo. Introduzir a didática,
dosagem equilibrada de conhecimento de acordo com a etapa da aprendizagem
Seguidor de Pestalozzi.
Joahnn Heinrich Pestalozzi
*1746Suíça
+1827 Escola do trabalho. Comportamentalista. Educação natural segundo o
desenvolvimento da criança, meio para a reforma social. Método de observação,
linguagem, época de aprender não é a época de julgamento e critica, ensino do
simples gradual, tempo para dominar o conteúdo, ensino é o alvo par ao
desenvolvimento, respeito a individualidade, o ensino deve aumentar os poderes
da inteligência , saber-poder, aprendizagem-conquista da técnica, relação
professor-aluno de amor, a instrução deve ter uma finalidade. Respeito às
diferenças individuais e as etapas do desenvolvimento natural das crianças,
introduziu os novos recursos da didática. Contras: Época de aprender não é época
de julgamento e crítica.
Friedrich Froebel
*1782
+1852 Verdade,
justiça. Liberdade, responsabilidade, iniciativa, Importância da criança,
estimulo, direção. Jardim da Infância. Escola aprender para a vida. Trabalha
canto, gesto e linguagem, trabalhos artesanais.
Mosel
Comportamentalista Organização da matéria na prática do ensino formulou
regras operacionais para as estratégicas da ação docente trabalho com o núcleo
depois os derivados. Ensino com o processo de modelagem.
Maguerez
construtivista Ato de ensinar através de criação de situações incentivar o
aluno a levantar hipóteses através da observação construção, teorização execução
e síntese.
Chomsky
Humanista Linguagem é inata ao homem, a gramática
não pode estar distante do texto. Que compor palavras segundo o seu som é o
primeiro passo para a leitura.
Piaget
Cognitivista Estrutura
cognitivista mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação,
níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento e etapas da
inteligência.
Postado por Ana Paula de Jesus
Postado por Ana Paula de Jeus